Uma mancha é uma marca ou descoloração na sua pele. E, certos fatores contribuem para a sua formação no rosto. A Acne deixa cicatrizes atróficas, hipertróficas ou exemplos de queloides. O envelhecimento causa manchas hepáticas, púrpura e queratoses seborreicas.
A palavra “mancha” tornou-se sinônimo de cicatrizes de acne. E, para ser justo, se notou descoloração ou marcas no rosto, as cicatrizes de acne são os culpados mais prováveis. Mas, uma mancha é definida como qualquer marca ou descoloração na pele.
Por este entendimento, as manchas incluem cicatrizes de acne, dermatose papulose, hipopigmentação, lentigenes, melasma, rosácea, proliferações vasculares e outras cicatrizes faciais.Aqui estão sete factores que podem estar por trás de quaisquer marcas na tua cara.
Para clarear manchas de pele será preciso testar cremes clareadores e métodos para conseguir eliminar as essas manchas ou cicatrizes de forma simples.
1. Acne
Acne é uma das condições de pele mais comuns e frustrantes. Causas da acne em si pode ser hormonal, genética, ou devido a certos medicamentos. A Acne formou-se devido à inflamação dos folículos capilares e das glândulas sebáceas (produtoras de óleo) da pele. E, esta inflamação é causada por bactérias (que está normalmente presente nos folículos capilares) multiplicando-se nos folículos capilares bloqueados.2 Existem dois tipos básicos de cicatrizes de acne.
2. Envelhecimento
Cabelo grisalho e palavras sábias não são as únicas coisas que vêm com o envelhecimento. Certas manchas são a marca do envelhecimento. Geralmente, esses problemas vem junto com as rugas. E, essas manchas podem ser categorizadas em três tipos. São eles:
- Manchas hepáticas: estas são causadas por exposição solar excessiva ou outras formas de luz ultravioleta. Eles são caracterizados por manchas castanhas planas na pele e são inofensivos;
- Púrpura: esta condição ocorre quando pequenos vasos sanguíneos chamados capilares quebram e vazam sangue para a pele. Esta mancha é vermelha e plana no início e gradualmente torna-se castanha ou púrpura;
- Queratoses seborreicas: estas manchas podem ser lisas com formações minúsculas, redondas, tipo pérola embutidas nelas, ásperas e verrugas, ou castanhas e pretas. Sua causa é desconhecida e geralmente aparecem na cabeça, pescoço ou tronco
3. Exposição Solar
Eis mais uma razão para não usar protetor solar. Além das manchas do fígado, os danos do sol podem causar melasma. Esta condição é caracterizada por manchas escuras irregulares. É comum em mulheres grávidas e mulheres com 20 e 30 anos. É importante notar que as alterações hormonais devidas a contraceptivos, gravidez ou terapêutica hormonal pós-menopausa, bem como os baixos níveis da hormona tiroideia podem intensificar o melasma.
Além disso, a exposição solar pode escurecer sardas também. Embora geralmente não sejam motivo de preocupação, eles podem indicar um risco aumentado de desenvolver câncer de pele.