Posted on

Como conseguir uma bolsa de estudos no Brasil – 5 programas para tentar

Anualmente surgem diferentes programas para que cidadãos de outros países possam optar por bolsas de estudo no Brasil, sendo Peru, um dos países que teve maior registro de candidatos. Se vive no Peru deve saber que emigrar e obter bolsas de estudo no Brasil não é complicado, mas também não tão fácil, tudo está em aprender português, seguir as instruções e ter paciência para ser um dos beneficiados.

Como conseguir uma bolsa de estudos no Brasil

O Brasil possui uma ampla oferta de universidades ao longo de seu território, por isso, não importa a área em que se desenvolva ou espere aprender, sem dúvida, haverá uma que tenha o currículo que deseja, basta que precisar onde e o que requisitos que ameritas para obtê-la.

Se você é do Peru, a viagem não será um problema, mas se deve ter muito em conta que para chegar ao Brasil e profissionalizar precisar de um passo prévio e elementar: Fazer o CELPE BRAS e ganhar a sua bolsa tendo um bom domínio do português, se bem que não é obrigatório para todas as universidades, é um aspecto fundamental e inevitável, ao mudar o contexto.

As eventuais bolsas de estudo no Brasil que você pode escolher

Para começar avalia as oportunidades acadêmicas e escolha o que se adapta aos seus gostos e necessidades. Em seguida, entre em contato, alguns professores do programa que desejar, pois eles serão chaves para ser considerado uma bolsa, podem conhecer o seu desempenho, seus interesses, a experiência prévia que tenha e se guiam você através do processo.

Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil é um dos maiores programas de bolsas e inclusão educacional do Brasil. Todos os anos são distribuídas mais de 150 mil bolsas de estudo em escolas e faculdades particulares.

Entre as oportunidades oferecidas tem bolsas que vão de 30% a 100% para cursos de graduação, pós-graduação, ensino básico, cursos técnicos,presenciais, cursos livres, de atualização e até com programas de educação a distância.

Para tentar a vaga é preciso ficar de olho em sites especializados como o educamaisbrasil.eco.br e também no site oficial do programa em https://www.educamaisbrasil.com.br/

Universidade Federal da Integração latino-Americana (UNILA)

Anualmente entregues 708 bolsas de estudo para estudantes de diferentes cantos da América Latina que desejam estudar uma das 29 universitários que ofertam. A universidade localizada em Foz do Iguaçu é gratuita, mas o participante deverá custear o seu transporte, alimentação, alojamento e despesas em geral. A vantagem é que não é obrigatório o domínio do português, pois tem, inicialmente, aulas de introdução a distâncias em que se pode aprender progressivamente.

Confira as bolsas disponíveis em: https://www.unila.edu.br/

Programa de Estudantes de Convênio de graduação e Pós-Graduação

Esta bolsa de estudo no Brasil é impulsionada pela embaixada do Brasil no Peru. A Cada ano, entre Abril e Junho estão abertas as inscrições para graduação, e entre Julho e Agosto para pós-graduação, em ambos os casos, gratuitos e onde os únicos custos são em relação aos documentos que devem ser inseridas. Para estudantes de graduação é avaliado seu nível acadêmico e se há vaga disponível na corrida e universidades selecionadas. Quanto aos candidatos a mestrados e doutorados no Brasil recebem uma ajuda monetária. É indispensável o domínio do português.

Programa da OEA-ECAP-GCUB

Concorrer a esta bolsa de estudo no Brasil é sinônimo de assegurar seus estudos de mestrado ou de doutorado, pois será gratuito, oferecem-lhe um valor econômico e inclui a aprendizagem do idioma. A convocação anual reúne 300 candidatos destacados provenientes dos países que integram a OEA para estudar em qualquer uma das mais de 50 universidades do país.

Consulte vagas disponíveis em: http://www.oas.org/es/becas/brasil.asp

Bolsa de estudos do governo brasileiro

O Centro cultural peruano-brasileiro divulga estas bolsas de estudo no Brasil para estudantes de graduação e pós-graduação. Os candidatos devem ser naturais do Peru para optar por ela e ter domínio do português. O governo brasileiro coloca-o na universidade, enquanto a residência se corre por parte do candidato, mas o seu bom desempenho garante uma ajuda financeira.