Posted on

O Brasil lança a primeira fase do projeto fibra 100G

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e comunicação do Brasil, em parceria com a Rede Nacional de Educação e pesquisa (RNP), lançou a primeira fase do programa Ciência Conectada, que irá expandir a infraestrutura de banda larga usando fibra óptica nas regiões Norte e Nordeste. A rede de internet acadêmica está expandindo sua velocidade de 10 Gbps para 100 Gbps, beneficiando universidades federais, Institutos Federais e unidades de pesquisa, além de promover a economia e o desenvolvimento local.

A primeira fase do programa chegará a 77 locais, seis estados, 16 cidades e 64 instituições federais, estaduais e privadas este ano. Até 2021, serão concluídas as 16 redes metropolitanas que permitirão a ligação de 1317 escolas à internet.As redes 4G chegaram a 144 novas cidades no Brasil no primeiro semestre de 2019, levando o total para 4.573, onde 96% da população vive, de acordo com dados publicados pela Telebrasil. No período janeiro-maio, 12,3 milhões de novos cartões SIM 4G foram ativados, para um total de 142 milhões de usuários 4G.

Durante os 12 meses até junho, 24 milhões de novos cartões SIM 4G foram ativados (20%). No mesmo período, 146 novas cidades foram conectadas a redes 3G, levando o total para 5.433 cidades, onde 99,7% da população brasileira vive.

O número de Usuários de internet móvel chegou a 207,6 milhões, de acordo com o grupo industrial. Se as conexões fixas forem incluídas, havia um total de 239,3 milhões de Usuários de internet no final de Maio. Destes, 31,7 milhões eram assinantes de banda larga fixa, um segmento que cresceu 4,6% em 12 meses, com 1,8 milhões de novos acessos.A TIM Brazil está expandindo sua rede edge cloud usando servidores Nokia AirFrame que possuem processadores escaláveis Intel Xeon de segunda geração para virtualizar seus centros de dados até 2021.

A notícia fará da TIM a primeira operadora da América Latina a adotar a tecnologia de células aéreas para seus servidores de centros de dados, melhorando a capacidade dos servidores e proporcionando melhor qualidade, acesso à internet e consumo de vídeo para seus usuários no Brasil.