Posted on

Menopausa e suadouro: o que significa?

Os afrontamentos são um sintoma comum associado à menopausa.

O calor intenso começa no peito e sobe para o pescoço e a cabeça. A pele pode avermelhar e suar, o que pode ser excessivo, também pode ocorrer.

Se você é um dos infelizes, isso pode acontecer 20 ou 30 vezes por dia.

Os médicos acreditam que os fogachos e suores noturnos acontecem como resultado da mudança dos níveis de estrogênio. Felizmente, existem muitas maneiras de superar o calor e a transpiração excessiva da menopausa.

Terei afrontamentos à medida que me aproximo da menopausa?

Os afrontamentos são um dos sinais mais comuns da perimenopausa, os anos que antecederam a menopausa. A menopausa, quando a menstruação pára para sempre, geralmente acontece entre os 45 e os 55 anos.

Algumas mulheres sentem o calor e ruborizam sem transpirar, enquanto outras suam tanto que precisam trocar de roupa. Quando os afrontamentos acontecem à noite, deixando você e seus lençóis encharcados, eles são chamados de suores noturnos.

A Dra. Heather Currie é ginecologista e especialista em menopausa.

Ela diz que 85% das mulheres terão ondas de calor ou suores noturnos. Ela diz que os sintomas podem ser leves, moderados ou graves. Algumas mulheres só as experimentarão por alguns meses. Para outros, os afrontamentos podem acontecer muitas vezes ao dia durante vários anos.

“Os afrontamentos podem ter um grande impacto na vida de algumas mulheres”, segundo o Dr. Currie, “pode ​​ser embaraçoso e psicologicamente difícil. Suores noturnos podem levar a cansaço e irritabilidade no dia seguinte devido à falta de sono”.

O que causa afrontamentos e suores durante a menopausa?

Ondas de calor são desencadeadas por uma diminuição nos níveis do hormônio estrogênio, que é produzido pelos ovários, diz o Dr. Currie, que fundou o site independente Menopause Matters. Quando os ciclos menstruais finalmente param, os níveis de estrogênio caem dramaticamente.

A alteração dos níveis de estrogênio afeta a parte do cérebro que regula a temperatura – o termostato do corpo, que pode explicar a transpiração. Ela diz que há outros fatores que podem influenciar a gravidade dos flushes.

Seu corpo está programado para manter a mesma temperatura central, então, quando a temperatura do ar aumenta, o sangue penetra nos vasos sangüíneos da pele. Você ficará corado e começará a suar.

A transpiração é a maneira de o seu corpo se refrescar e manter a sua temperatura central estável.

Há algumas outras teorias sobre por que a menopausa e a transpiração excessiva tendem a andar de mãos dadas. Alguns médicos acreditam que uma proporção de mulheres tem células da pele muito sensíveis, o que as torna propensas a afrontamentos. Outros pesquisadores sugeriram que as diferenças nos níveis do hormônio leptina, que é produzido pelas células de gordura, e uma queda no açúcar no sangue podem desempenhar um papel nos fogachos.