Posted on

Licenciamento TO: Veja aqui como tirar sua segunda via

Observar as regras do licenciamento TO é indispensável para dirigir os veículos sem risco de problemas legais. Isso porque o licenciamento TO é obrigatório e tem como finalidade resguardar o meio ambiente de poluição excessiva por parte dos veículos e também evitar acidentes por causa de danos mecânicos.

O seu pagamento precisa ser feito todos os anos e a Secretaria Estadual da Fazenda de Tocantins, junto ao Detran, gerencia todo o imposto. Porém, é apenas a Sefaz que indica onde a quantia arrecadada vai ser usada: pode ser em instalação de postes, cobertura de buracos, sinalização e muito mais.

Licenciamento TO

Licenciamento TO: Veja aqui como tirar sua segunda via

A realização do licenciamento no Tocantins é rápida e fácil, mas deve-se imprimir o boleto no site do Detran e não se esquecer de conferir a rede autorizada a receber os pagamentos. Quitando todo o valor, deve-se retirar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) em um posto de atendimento do Detran.

Como dito, o governo tocantinense pode usar a verba em questão para fazer a manutenção de semáforos, colocar asfalto nas rodovias, ruas e estradas e muito mais. Vale dizer que a verba arrecadada no licenciamento também é muito útil na realização de ações de conscientização no trânsito.

Os custos para o dono de veículo que não é rigoroso com o licenciamento são bem altos e a primeira coisa a destacar é a diária do pátio do Detran, onde os carros ficam apreendidos enquanto o imposto não é regularizado.

Deve-se ressaltar que não se pode vender veículos que não tenham o CRLV em dia. Dessa forma, você deve ficar atento se o veículo que está comprando tem o licenciamento: caso contrário, a sua venda não será regularizada e nem reconhecida por parte do Detran TO.

Importante lembrar que não pagar o licenciamento em Tocantins pode significar sujar o nome do proprietário. Além disso, mesmo que ele “passe” o veículo informalmente para outra pessoa, ele ainda será responsável pelo imposto não pago.

Como consultar o licenciamento TO

Cada veículo tem uma taxa de licenciamento personalizada e que leva em conta fatores como o seu uso. Normalmente, o valor máximo não passa de R$ 200,00, diferente do que acontece com o IPVA, cujo valor se baseia no preço atual do veículo no mercado.

Se você quiser, poderá ir a qualquer posto de atendimento do Detran no Tocantins e apresentar o Renavam a fim de saber o valor do imposto em 2020. Porém, é muito mais prático usar o site do órgão e se informar por lá sobre o valor. Você tem de fazer o seguinte:

  • Acesse aqui;

  • Clique em “Consultas”;

  • Clique em “Valor venal do IPVA” para acessar as bases de cálculo

Tabela do licenciamento TO

A tabela do licenciamento TO é importante para quem precisa pagar esse imposto a Sefaz tocantinense apresenta de forma bem clara as diferentes datas: há uma seção para quem prefere pagamento parcelado e outra para as pessoas que querem pagar em cota única.

Todas essas datas, contudo, são definidas baseando-se no último número da placa. Por exemplo: se a sua placa termina com 7, então você tem de pagar nas datas correspondentes ao algarismo 7, de acordo com a tabela. Você pode consultar tudo assim:

  • Clique aqui para abrir o calendário fiscal de 2020;

  • Escolha entre “parcelado” ou “parcela única”;

  • Busque pelo último número da sua placa e pelas datas de vencimento

Onde pagar o licenciamento TO

A Secretaria de Estado da Fazenda estabelece os lugares específicos em que o licenciamento TO deve ser pago. Inclusive, é muito simples saber em quais lugares o imposto pode ser pago conferindo o próprio boleto: uma das informações sempre é onde ele é recebido.

Os bancos autorizados permitem que o pagamento seja feito por terminal de autoatendimento, pelo guichê ou por aplicativo. No caso dos não correntistas, o licenciamento TO tem de ser quitado apenas usando os guichês e todo mundo pode fazer uso de cartão de débito.

Detran TO

O Departamento Estadual de Trânsito de Tocantins está aberto diariamente e você pode procurar as unidades pessoalmente para perguntar tudo sobre o licenciamento, fazendo isso também pelos seus respectivos telefones.

O link com todos os endereços e telefones do Detran Tocantins está aqui. Você tem a possibilidade de usar o telefone geral do órgão, que atende a quem tem problemas com o licenciamento e sem ser solucionados por parte das unidades. ouvidoria pode ser contatada pelo 162 ou até pela página no Facebook.

Conclusão

O licenciamento no Tocantins é bem explicado pelo Detran e isso faz com que as dúvidas sejam facilmente esclarecidas. Além disso, os postos de atendimento presenciais atendem sem agendamento a todos os que querem mais orientações, sempre de segunda a sábado.

Nós agradecemos a sua leitura e aproveitamos para indicar as unidades do Detran TO como fontes de informação.